quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Condutas simples que melhoram a qualidade de vida do cão

     Algumas ações que para nós podem parecer sem valor, têm uma grande influencia na vida dos nossos animais e devemos nos atentar a realizá-las sempre.      Todo cão tem um pouco de filhote dentro de si, mesmo depois de atingir a idade adulta. Dar brinquedos como bolas, ossos sintéticos e cordões de nó não são o suficiente para eles, devemos brincar com os nossos animais sempre, os deixando correrem atrás desses brinquedos, estimulando a competição e sempre transmitindo alegria ao cão. Se conseguirmos dar 15 minutos de diversão para o nosso cão todo dia ele será muito mais alegre.
     Todo animal de estimação deve ser tratado com atenção. Aproveite o horário das refeições de seu animal para se aproximar mais dele. Fique junto com o cão enquanto ele se alimenta, não apenas coloque a comida na panela e vá embora. Esse contato durante a alimentação aumenta a confiança do animal no proprietário, pois ele sabe que pode confiar em quem lhe fornece alimento.
    Ao invés de toda semana mandar o seu cão tomar banho em um Pet Shop, dê você mesmo o banho. Faça desse trabalho uma diversão para você e para seu animal de estimação também, isso aumenta os laços de afetividade entre proprietário-animal, além você conhecer melhor o seu cão.
     Leve seu animal de estimação, pelo menos uma vez por semana, em praças ou parques públicos, para que ele se socialize com outros animais, não ficando agressivo com outros cães desnecessariamente. Animais que ficam muito tempo sem ver outros cães tendem a ter um instinto de agressividade maior uns com os outros, o que pode causar problemas com vizinhos ou se você quiser introduzir outro animal de estimação em sua casa. Não se engane achando que o animal que vive sem ver outros cães ou outras pessoas fica mais agressivo, melhorando seu instinto de guarda. Muitas vezes o cão fica com medo e acuado quando é desafiado por outros animais ou pessoas, por exemplo. Além disso, quando desejar um animal para proteção e guarda, procure um adestrador credenciado para preparar seu animal. Com certeza você terá resultados muito melhores.
     Leve seu cão regularmente ao Médico Veterinário, mantendo sempre suas vacinas em dia e nunca realizando “auto-medicação”. Nem sempre o medicamento que você faz uso, faz bem para o seu animal. Os cães são muito sensíveis a alguns medicamentos de uso humano, o que pode causar conseqüências sérias a sua saúde.
     Sempre estimule seu cão, transmita alegria para que o animal sinta que você esta feliz de estar perto dele. Isso faz com que o animal se alimente melhor, seja mais alegre, se sinta muito bem. Todo cão tem uma alegria contida dentro de si e todo proprietário tem a condição de liberar toda essa alegria do seu animal. Com certeza você se sentirá muito melhor e seu cão também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário