quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dicas de adaptação do filhote

      Sempre que compramos um cão, uma das primeiras coisas que pensamos é: Será que ele vai chorar durante a noite? Para resolvermos esse e diversos outros problemas que os filhotes podem apresentar nos primeiros dias em sua nova casa, ai vão algumas dicas.
      O filhote chora durante os primeiros dias por sentir falta dos irmãos, da mãe ou por estar em uma ambiente desconhecido. Para amenizar essa falta de companheiros, devemos fazer uma cama com toalhas, forrada com uma caixa de papelão por baixo. De ao filhote alguns brinquedos para ele se distrair e brinque com ele o maior tempo possível. Durante a noite, aqueça água e coloque em garrafas pet, colocando-as embaixo das toalhas. Dessa maneira o filhote ficara mais aquecido, sentindo menos falta de seus irmãos.
      Mantenha o filhote em um local fechado e forre todo o chão com jornal, para facilitar a limpeza. Após alguns dias mantenha apenas uma parte do local onde ele permanece com jornal. Em nosso canil, acostumamos os filhotes com jornal desde os primeiros dias de vida, para que eles façam suas necessidades sempre no mesmo local, facilitando assim a limpeza e higiene. Além disso, quando os animais vão para a casa do proprietário, procuram o local com jornal.
     Depois do animal adaptado ao seu novo lar e com seus donos, acostume o filhote no local onde ira viver durante a idade adulta. Coloque o jornal no local onde achar mais adequado para ele fazer suas necessidades. Não se esqueça de sempre manter uma vasilha com água limpa e fresca para seu filhote.
     Todo filhote de Pastor Alemão adora brincar com objetos. Evite deixar objetos de madeira, ferro ou plástico no ambiente do filhote, pois, conforme o animal vai se adaptando ele vai se sentindo a vontade, querendo brincar com tudo que esta ao seu alcance.
     Quando você tiver que reprimir seu filhote por alguma coisa que ele não deveria ter feito, não bata nele, reprima-o com um comando de voz, no momento em que o fato acontecer. Não deixe o animal acuado, com medo de você, mas sim que ele saiba que fez algo de errado e que você não gostou. Evite reprimir o cão e logo após agradá-lo ou ficar brincando com seu filhote.                   Deixe o animal entender que você não ficou feliz com ele, mas que foi por causa somente daquele motivo. Essa técnica deve ser usada com o cão após atingir a fase adulta também.
     Durante os primeiros vinte dias de adaptação em sua nova casa, procure não deixar o filhote por muito tempo sozinho, afim de que ele se acostume mais rapidamente com seus novos donos. Transmita ao animal que você esta feliz com ele, para que sua adaptação seja ainda mais rápida. Brinque bastante com o filhote, fazendo com que ele sinta confiança em seu novo proprietário e mais rápido se esqueça da mãe e de seus irmãos, criando o vínculo cão-homem o mais rápido possível. Isso faz muito bem tanto para o cão quanto para o proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário