sábado, 22 de setembro de 2012

Dica de como escolher um filhote



Quando vamos adquirir  um filhote, seja ele pastor alemão ou não, devemos nos atentar a         algumas regras básicas para a escolha de um bom animal. 

Ao chegar ao canil para a escolha do filhote, observe a atitude de cada animal. Normalmente temos animais mais agitados e outros mais calmos.Procure fazer barulhos e movimentos mais rápidos para visualizar a reação de cada animal.Filhotes que apresentam receios ao movimento podem apresentar um comportamento mais calmos quando adultos.

Preste atenção também no desenvolvimento físico dos animais e possíveis alterações que possam chamar a atenção.Visualizar a dentição do filhote também é interessante para evitar futuros problemas de mordida irregular ou problemas de ausência de dentes. 

Os pastores alemães tem uma morfologia característica, quando a posição de garupa e linha superior. Essas características podem ser visualizadas a partir dos 45 dias de vida do filhote. Para tanto, quando o filhote for comprado com a intensão de participar de exposições, devemos ser cautelosos na escolha, para que possamos reunir suas principais características em um mesmo cão.

O filhote ideal  varia para qual fim o proprietário deseja adquirir o animal. Se por exemplo você deseja ter um pastor alemão apenas para a sua companhia, sem função de guarda, trabalho ou exposição, o filhote ideal pode não ser o mais agitado da ninhada.

Nos casos onde o animal exercerá a função de guarda e proteção de uma pessoa ou de um território, o ideal é que seja um cão com instinto um pouco mais aguçado e que isso seja o trabalho ao longo de seu crescimento para melhora-lo e educa-lo, afim de ser um animal controlado pelo proprietário.

Cães de trabalho, que desempenham, por exemplo, funções de faro ou resgate, devem ser cães muitos ativos, porém que não precisem ser adestrado para guarda. O cão de trabalho encara a sua função como  uma diversão, estando sempre estimulado a fazer aquela atitude através de brincadeiras e presentes pelo trabalho bem desenvolvido.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário