quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cuidados com os filhotes de pastor alemão

     Podemos dividir os períodos de crescimento dos filhotes em quatro fases: Período neonatal, que vai do momento do nascimento até 15 dias de vida; Período de transição, que vai de 16 dias até 30 dias; Período de socialização, que compreende de 5 a 12 semanas de vida e finalmente o período juvenil, que começa com 13 semanas indo até a puberdade, que normalmente ocorre entre nove meses e um ano de idade.
      Trataremos neste tópico do período neonatal, transição e socialização. O período neonatal é uma das fazes onde o filhote e a mãe precisam de atenção e cuidados. Logo após o nascimento, deve-se aplicar iodo 2% no umbigo dos filhotes, para manter limpa a cicatriz umbilical e acelerar o processo de cicatrização. Esse procedimento deve ser feito duas vezes ao dia, durante os sete primeiros dias de vida dos filhotes.
      Para entrar no canil-maternidade, deve-se utilizar botas de borracha ou calçado que só seja utilizado para essa finalidade, afim de evitar a carreação de micro-organismos e bactérias para o ambiente dos filhotes. Devemos também tomar cuidado com as roupas, elas devem estar limpas e sem contato anterior com outros animais. 
     A forração do berço-maternidade deve ser trocada pelo menos duas vezes ao dia, seja ela feita de jornal, panos ou qualquer outro material. Isso mantém a limpeza do ambiente e evita a proliferação de micro-organismos.      Devemos manipular o menos possível os filhotes nesse período. Normalmente as cadelas paridas, quando já acostumadas ao proprietário, são bem mansas e aceitam a aproximação de pessoas. Os filhotes ainda são muito frágeis nessa fase e por isso deve-se evitar a manipulação desnecessária. No caso de receber visitas em casa, em hipótese alguma deixe os filhotes serem manipulados. Evite grande número de pessoas estranhas ao redor do berço-maternidade, isso estressa a mãe, além de expor os filhotes a possíveis contaminações trazidas da rua pelos visitantes.
     Nesta fase os filhotes mamam em um intervalo de 2 a 3 horas, permanecendo dormindo o restante do período. A mãe normalmente só abandona o berço para se alimentar e fazer suas necessidades. O proprietário deve observar sempre as atitudes da mãe e dos filhotes, porém intervir apenas em casos necessários. A mudança do período neonatal para o período de transição é marcada pela abertura dos olhos dos filhotes, que ocorre por volta dos 15 dias de idade. 
     O período de transição é a fase onde o filhote muda sua alimentação. A partir dos 25 dias de idade, a mãe diminui a freqüência de amamentação dos filhotes. Nessa idade os filhotes começam a apresentar unhas e dentes, além de terem uma força de sucção muito maior. Isso faz com que a pele ao redor da mama da cadela fique sensível e ela evite deixar os filhos mamarem por muito tempo. A primeira desvermifugação deve ser feita com 20 dias e repetida aos 53 dias de idade.
     Neste período começamos a oferecer para os filhotes a papinha de desmame, que deve ser feita com ração filhote triturada e água ou leite morno misturados. Existem alguns produtos em pó prontos para se fazer essa mistura. Pode-se adicionar também um pouco de carne moída cozida ao preparo. Essa papinha deve ser oferecida aos poucos para ir substituindo o leite materno. O ideal é colocar a papinha em duas ou mais vasilhas diferentes, dependendo do tamanho da ninhada, para que todos os filhotes possam comer a mesma quantidade.
     Conforme a aceitação da papinha vai aumentando, ela deve ser oferecida mais vezes ao dia, até chegar a quatro vezes por dia. A partir dos 40 dias de vida, devemos deixar uma pequena quantidade de ração seca no canil para que os filhotes comecem a se acostumar com o tipo de alimento. Normalmente com 50 dias de vida todos os filhotes comem ração seca sem problemas.
     Nesta fase os filhotes começam a andar, alguns tentam sair do berço-maternidade. È nesta idade também que eles passam a ter o contato visual com o meio externo e passam a ficarem mais ativos.
     A partir da 5ª semana de vida, o período de socialização começa a ocorrer. Os filhotes não ficam mais dentro do berço-maternidade, pois eles já conseguem sair sozinhos do seu interior. Nesta fase podemos retirar o berço e manter o chão do canil forrado com jornal ou pano. Isso ajuda a manter uma temperatura e auxilia na limpeza do ambiente.
     A partir dos 40 dias de nascimento a mãe não deixa mais o filhote mamar, porém é importante mantê-la perto dos filhotes. Isso faz com que os filhotes fiquem mais protegidos e evita o desmame precoce da ninhada. A mãe deve ser separada dos filhotes entre 50 e 55 dias de vida. Nesta fase a mãe tem o papel importantíssimo de iniciar a educação dos filhos. É muito comum ver a mãe repreendendo o filhote com mordidas leves na região do pescoço. A interação entre os filhotes também é bem grande.
     A primeira dose da vacina óctupla (V8) deve ser dada entre 50 e 55 dias de idade. No nosso canil fazemos a aplicação com 55 dias de idade, isso para evitar que a imunidade materna seja interferida pela imunidade gerada pela vacina. Normalmente os filhotes não apresentam reação vacinal. Com 60 dias os filhotes estão prontos para serem retirados do seu ambiente. .
"Atenção! Leve sempre o seu cão ao veterinário!!!"

Um comentário:

  1. gosto de suas dicas porque eu pretendo ter um pastor alemão e assim aprendo a cuidar o meu pastor irá custar 2.3333

    ResponderExcluir